Guia do Marketing Digital em tempos de crise

Guia do Marketing Digital em tempos de crise

Você sabe o que é fazer marketing? Ele não se resume apenas a propaganda e publicidade. Mas também é realizar pesquisas, definir e atualizar modelos de negócio, desenvolver produtos e serviços, criar e fortalecer marcas, gerar engajamento e relacionamento, educar consumidores e inovar. Em palavras mais simples, o papel do marketing é conduzir uma empresa ao longo de toda sua trajetória no mercado.

Então, seguindo essa linha, deixar de investir em marketing em tempos de crise não faz muito sentido, concorda? Hoje, as pessoas não estão buscando apenas produtos e serviços, elas procuram conhecimento, envolvimento, experiências, valores e atitudes relevantes. Mas, como tudo isso se aplica aos períodos de crise?

Sabemos que momentos como esse geram muita ansiedade e, por isso, é essencial compreender as circunstâncias para agir da maneira mais rápida e racional possível. A capacidade de reunir informações relevantes com rapidez e elaborar respostas e soluções através delas é fundamental para que as empresas consigam superar crises graves.

Resiliência significa a capacidade de se adaptar às mudanças, entendemos que ser resiliente nos negócios é algo bastante particular, afinal, cada empresa vive uma realidade. Por outro lado, desaparecer ou calar-se durante uma pandemia como a que estamos vivendo não apenas estimula receios e boatos, como também prejudica a sua retomada posteriormente.

Uma das melhores coisas a se fazer nesse momento é estreitar o relacionamento com o público e elevar a confiança desses consumidores em relação à sua marca. Inovar é preciso, mas não basta apenas mudar por mudar, precisamos evoluir de maneira coerente, de acordo com as transformações que se consolidam pouco a pouco no dia a dia.

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Agora que você já está contextualizado sobre o papel do marketing em momentos como esse, vem a questão: como trabalhar o marketing em tempos de crise? De uma forma bem simples e resumida, suas ações devem se apoiar em 4 pilares:

1- Simplificar o portfólio de produtos ou serviços: é uma maneira de reduzir custos de produção, operação, venda e divulgação não essenciais.

2- Aumentar a acessibilidade: evite realizar promoções com intervalos pouco espaçados, promoções com muitas etapas, crie pacotes de produtos ou serviços.

3- Reforçar a confiança: é importante ajustar a linguagem e o tom de voz da sua marca, além de tornar sua comunicação humanizada.

4- Posicionar-se para a recuperação: entenda como o consumidor se portará no futuro e alinhe as ações de acordo com esse novo perfil.

Qualquer estratégia pode ser interessante de acordo com as características da empresa e da crise que ela enfrenta. Entretanto, lembre-se: você não está sozinho! Fazer marketing em tempos de crise será sempre um processo de aprendizagem, portanto, não tenha medo de arriscar, tentar, inovar e se reinventar. Precisa de ajuda para começar a sua estratégia online? Entre em contato com a Faveri, estamos aqui para lhe ajudar!

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