Afinal, a análise SWOT é importante para você?

Afinal, a análise SWOT é importante para você?
Não é segredo para ninguém que, cada vez mais, as empresas precisam otimizar seus recursos para compor uma gestão eficiente e aumentar o faturamento. Mas você sabia que a análise SWOT pode contribuir para isso?

O planejamento estratégico de uma empresa é primordial para encontrar os fatores determinantes para a melhora financeira. Para isso, é interessante fazer alguns diagnósticos para saber as ações a serem tomadas no dia a dia do negócio.

Análise o quê? Basicamente, a ferramenta, conhecida como matriz ou análise SWOT, tem como propósito analisar os principais fatores que interferem no microambiente e no macroambiente. Em outras palavras, ela serve para nortear possíveis ações dos gestores a realizarem um diagnóstico completo da empresa.

“Meu Deus, Faveri, fala na minha língua!”. Calma, para entender essa matriz é bem simples, vamos começar dividindo-a por partes. SWOT – é uma sigla que vem do inglês e corresponde a quatro termos essenciais para qualquer plano de negócio:

Strengths (forças) – as forças representam possíveis características que podem colocar o seu negócio à frente da concorrência, ou seja, o que você tem de melhor a oferecer para as pessoas interessados no negócio. Quais seriam os exemplos disso? Uma excelente localização, prestígio de mercado, recursos humanos e tecnológicos de primeira, entre tantos outros.

Weaknesses (fraquezas) – é uma contrapartida do tópico anterior, as fraquezas são as características que desfavorecem as empresas. É imprescindível observá-las e corrigi-las a tempo de evitar grandes prejuízos. E não adianta dizer que sua empresa é perfeita e não tem defeitos, todas tem, um exemplo seria as dificuldades de logística.

Opportunities (oportunidades) – aqui, entende-se por algo que está ligado ao ambiente externo e que pode facilitar as coisas para a empresa. São os aspectos com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva. Por serem fatores externos, não temos como influenciar estes aspectos. Uma pergunta que você pode responder é: o que está acontecendo à sua volta que poderia te ajudar a alavancar o seu negócio?

Threats (ameaças) – são todos os elementos que podem criar um ambiente desfavorável para os negócios e fazem com que as estratégias fiquem comprometidas ao decorrer do tempo. As ameaças devem ser tratadas com bastante cautela, pois podem prejudicar os resultados da empresa. Exemplo disso seria novos concorrentes entrando no mercado.

Será que tudo isso é realmente necessário para seu negócio? Vamos imaginar que você queira explorar novos mercados ou lançar um produto com uma matriz tecnológica inovadora. Para seguir esse caminho é preciso conhecer profundamente os possíveis riscos que podem surgir.

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Sendo assim, a matriz SWOT cai como uma luva nas pretensões das empresas, pois, ajuda a antecipar um cenário negativo, elaborando um planejamento mais bem estruturado para ter um preparo melhor e alcançar os resultados esperados.

No entanto, se você deseja impulsionar o nome da marca e gerar autoridade no nicho que atua, esse diagnóstico precisa ser feito continuamente, já que as ações de marketing variam conforme a receptividade do público.

Quando bem feita, a SWOT pode indicar dados relevantes ao negócio e dar um feedback do que precisa ser mantido, melhorado ou retirado da empresa. Para que uma análise seja bem feita, confie em que tem experiência e entende do assunto. Fazê-la da forma mais correta trará benefícios para seu negócio. Vem ser Faveri e vamos juntos construir o futuro da sua marca!

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